COMO PERCORRER O CAMINHO?
Motivar pessoas, fazê-las interagir e convergir para objectivos comuns é o grande desafio. A definição de responsabilidades, funções e processos, sem prejudicar o trabalho em equipa e o espirito de entreajuda são pressupostos essenciais à partida para assegurar o “caminho” da Organização.
A definição dos Órgãos de Gestão e suas responsabilidades é um dos passos para o desenho da Organização. Conjugar as diversas tutelas e associá-las às pessoas com o perfil certo, é desafiante. Evitar a sobreposição de poderes e autoridade só será possível através do desenho do Modelo de Governo com regras claramente definidas para a Gestão de Topo. Consulte-nos para partilharmos casos de estudo decorrentes da nossa experiencia.
Se a organização é um conjunto de partes (órgãos), a estas devem ser associadas responsabilidades, funções, regras de interacção e respectivos responsáveis. No Manual da Organização são feitas descrições pormenorizadas e ilustrativas destes conteúdos. Não abdique de comunicar eficazmente este Manual. Sem ele a Organização não se conhecerá a si mesma.
Conhece o seu negócio e os respectivos Processos? Mas serão claros e do conhecimento para todos os colabores da empresa? Sistematizar os procedimentos, analisar a sua consistência, eficácia e eficiência é algo que poderá ser compilado num Manual de Procedimentos. Apoiamo-lo neste trabalho através de levantamentos, análise, desenho e comunicação dos Processos, sempre com o foco nas melhores práticas.
Associado a cada processo do negócio surgem dados e informação. Os Sistemas de Informação são hoje ferramentas muito poderosas de controlo e monitorização de Processos. Mas atenção, há uma condição prévia para que estes Sistemas possam produzir resultados… Eles tem de ser personalizados e customizados para a sua Organização. Evite surpresas, não implemente um Sistema de Informação sem antes elaborar um Caderno de Encargos com a definição de todas as metas a serem alcançadas. Durante a implementação monitorize se todos os pressupostos estão a ser cumpridos. Com o nosso poio, asseguramos o sucesso da implementação. Fazemos a gestão de todo processo, servindo de elo de ligação entre a Organização e o Fornecedor de Sistemas.